WhatsApp

Tratamentos

Fisioterapêuticos e Estéticos

Drenagem Linfática

A técnica da drenagem linfática pós-operatória atua especificamente no nosso sistema linfático que, agindo em conjunto com sistema circulatório, é responsável pelo controle dos nossos líquidos corporais.

O edema (inchaço), a equimose (manchas roxas por extravasamento de sangue na pele) assim como a formação de fibrose são alterações muito frequentes no período pós cirúrgico, principalmente em cirurgias plásticas como abdominoplastias, lipoaspirações, liftings faciais e mamoplastia. É um dos procedimentos mais indicados pelos médicos e altamente reconhecido.

A drenagem linfática pós-cirúrgica proporcional o alívio das dores, diminuição do desconforto causados pelo inchaço e melhora da qualidade do sono.
Cláudia Carpes.

Quais são os principais efeitos da drenagem linfática pós-operatória?

  • Reduz a formação de edemas;
  • Facilita o escoamento dos líquidos corporais;
  • Previne a formação de tecido fibroso;
  • Acelera o processo de cicatrização e o desaparecimento das equimoses.

Quais são os seus benefícios?

São percebidos imediatamente após a primeira sessão. Os pacientes costumam relatar o alívio das dores, diminuição do desconforto causados pelo inchaço e melhora da qualidade do sono.

Atividades como tomar banho, colocar cintas de contensão e início das primeiras atividades do dia a dia tornam-se mais fáceis de se realizar. Os pacientes sentem-se mais confortáveis para enfrentar o período de repouso e cuidados específicos que uma cirurgia requer. A drenagem linfática manual também tem a facilidade de ser realizada no pós-operatório imediato, ou seja, durante o período de hospitalização ou no domicílio do paciente.

Perguntas Frequentes:

  1. A Drenagem no pós-operatório causa dor? Absolutamente não! Quando realizada por um profissional capacitado, a drenagem manual jamais causará dor durante sua execução, ao contrário, ela proporcionará um alívio da sensação de dor.
  2. Mesmos com pontos, curativos e cintas de contensão posso realizar as sessões de drenagem? Sim, as manobras manuais de drenagem são realizadas em regiões específicas do nosso corpo estimulando as vias linfáticas (gânglios linfáticos) que estarão distantes dos cortes e pontos cirúrgicos, mesmo quando a região operada estiver com a presença de curativos ou contensões elásticas. Importante ressaltar, que nessas condições do pós-operatório, seguiremos exclusivamente a indicação do cirurgião, mantendo contato com a equipe médica e cuidados específicos que o profissional habilitado saberá utilizar nessas ocasiões.
  3. Quantas sessões de drenagem preciso fazer no período de pós-operatório? Depende muito do tipo de cirurgia que foi realizada e das condições gerais do paciente. Na avaliação já podemos identificar as principais alterações presentes, definir os objetivos especificas para utilizar a técnica de drenagem e traçar uma estimativa do tempo de tratamento.

Fale Conosco

Receba novidades